sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Por que eu voto nulo. Por que votar nulo.

Texto retirado do blog Trópico Eco-Anarquista

Muitas pessoas que conheço se surpreendem quando digo que vou votar nulo, que ninguém receberá meu voto para nada, e perguntam: "mas talvez este candidato ou candidata, você não quer pensar?" "Como pode deixar de votar em candidatos da esquerda, não vê que isso é voto para a direita?"

É, já passei por isso, já fiz muito voto útil e não adiantou nada. Vão dizer: "fortaleceu as instituições democráticas, colocou no poder um operário", etc. Mas será que fortalecer as instituições do Estado é a solução pergunto eu? Será?
Não acredito. Cada vez mais acredito na sociedade civil organizada, não para colocar no poder um pai ou mãe (já tenho os meus), mas para alcançar a dignidade humana. Algo que o Estado (e muito menos o Mercado) podem proporcionar. Na verdade quero distância do poder - fugir dele se possível.

Cada presidente, senador, deputado deveria se ajoelhar frente ao povo e pedir perdão por sua incompetência, sua arrogância, sua surdez, sua avareza, sua vilania.

Pedir perdão por se achar insubstituível, pois quando chegam lá, não querem mais sair. Dizem que o poder corrompe. Nunca acreditei nisso. Acredito que o poder revela aquilo que esteve sempre lá. Quem mais deseja o poder já o deseja pois carrega em si esta latência de arrogância e de vilania. É nisso que acredito. Ou então possuem psiques desequilibradas - vêem-se como messias salvadores, muitos falam sobre isso: o poder como missão! Isso chega a me causar cólicas de risos.

Enquanto eles vão "cumprindo a sua missão" a sociedade definha - empobrecida de valores, mais do que comida; empobrecida de amor verdadeiro, mais do que dinheiro; empobrecida de SER, mais do que TER.

Voto nulo - não porque cansei de acreditar, mas porque acredito! E acredito cada vez com mais força que esta minoria deve ser deixada aos seus próprios cães e demônios - que se matem e nos deixem em paz.

Enquanto eles vão "exercendo o poder" nas suas formas mais variadas, a sociedade se esfacela, perdida no vácuo criado pelo paternalismo exagerado que a faz acreditar que precisa realmente de governantes eleitos - principalmente eleitos dessa forma que está aí. Que precisamos de partidos políticos - nem eles precisam (só para se elegerem).

Estas hipocrisias não tem mais vez comigo. Tenho nojo de algumas figuras que andam por aí pedindo votos e fazendo campanhas - algumas conheço pessoalmente. Se soubessem o que passa em minha mente quando vêm com aquele discurso de campanha ficariam vermelhas de vergonha ou raiva…

Alguns podem dizer: "Você está só de saco cheio". Em parte é verdade - estou de saco cheio deles e delas - pessoas do poder e que lá querem permanecer, custe o que custar, mesmo sendo tão incompetentes e muitas vezes escória humana - pedófilos, coronéis assassinos, machistas, racistas, preconceituosos de todo tipo, intolerantes, traficantes e por aí vai. Escória de paletó e terninho, sapato de couro alemão e escarpin, pagos com nosso trabalho. Ao menos 25% da minha força de trabalho vai para custear isso também, é uma merda! Um em quatro dias do meu trabalho é para o país, e isso significa também custear esse bando de parasitas sanguessugas, além de obras e outras ações com as quais não concordo e que nunca me perguntaram sobre. Disso ainda não consigo me livrar, mas ao menos o meu voto ninguém vai ter.


Mas não estou de "saco cheio" do povo, dos movimentos sociais que pipocam em todo lugar, das redes de cultura, das pessoas que se juntam para realizar transformações ali - bem ali onde vivem. Desses sou solidária e amiga. Para esses meu tempo não tem fronteiras - e se puder ajudar a tirar do Estado todo auxílio financeiro possível para jogar lá nessas comunidades - eu faço. Ao menos tranqüiliza minha mente pensar que parte da minha força de trabalho sugada pelo Estado está indo também para esses grupos de alguma forma.

Aí eu pergunto: votar para quê? Tenho mais o que fazer.

Fonte: Trópico Eco-Anarquista

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Concordo plenamente. Voto útil não existe, chega de apoiar essa falsa democracia.
Anule seu voto, vote 00 e confirma, vote nulo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário